Veeam: Comparação entre versões

Um dos assuntos que geram mais dúvidas em aquisição de qualquer tipo de software e escopos de projetos é escolher qual a edição que se adequa ao seu ambiente, e também que caiba no Budget da empresa. Os grandes players de software no mercado possuem inúmeros produtos e subprodutos, que muitas vezes acabam confundindo os tomadores de decisões e pessoas chaves.

 

Resultado de imagem para veeam licença

 

Descrevemos esse breve post para resumir em poucos parágrafos, o principal produto de backup da Veeam, e suas ramificações. A Veeam possui inúmeros SKU’s e vamos falar agora sobre o Veeam Availability Suite e seus Kits.

 

 

 

Veeam Availability Suite

 

Veeam Availability Suite fornece algo fundamentalmente diferente, Availability for the Always-On Enterprise, aproveitando os investimentos de TI em virtualização de servidores, storage moderno e nuvem para ajudarem as organizações a atingirem as metas de nível de serviço atuais, permitindo a recuperação de qualquer serviço de TI e aplicações e dados relacionados em questão de minutos e segundos.

As empresas estão modernizando seus data centers para provisionar serviços de TI mais rapidamente, fortalecer a segurança e o controle, reduzir os custos operacionais e aumentar a agilidade dos negócios. Ao montar data centers modernos, as organizações investem na virtualização de servidores, aplicações de storage moderno e serviços baseados na nuvem.

Resultado de imagem para Veeam Availability Suite

A Veeam® oferece diferentes edições do Veeam Availability Suite™, baseadas no nível de funcionalidade que você precisa do Veeam Backup & Replication™.

Ela inclui o Veeam ONE,  que fornece visibilidade completa dentro do seu ambiente de TI inteiro, incluindo cargas de trabalho virtuais, físicas e baseadas na nuvem.
Com suporte para VMware vSphere e Microsoft Hyper-V, Veeam ONE oferece monitoramento e alertas proativos por meio de ferramentas interativas, para que você possa ser alertado sobre problemas em potencial antes do impacto operacional, incluindo:

  • Monitoramento contínuo e em tempo real, relatórios e alertas
  • Otimização de recursos e rastreamento de configuração
  • Previsão e planejamento de capacidade
  • Recursos de cobrança por utilização e faturamento

 

As versões disponibilizadas para o Veeam Availability Suite são:

  • STANDARD EDITION
  • ENTERPRISE EDITION
  • ENTERPRISE PLUS EDITION

 

Para leitura e comparação mais avançada entre elas, clique aqui e aqui.

 

Veeam Backup Essentials

O Veeam Availability Suite também pode ser adquirido por pequenas empresas com ambientes de até seis soquetes de CPU ou 50 VMs (normalmente encontrados em empresas com menos de 250 funcionários) com o produto Veeam Backup Essentials™.  O Veeam Backup Essentials oferece a mesma funcionalidade de nível corporativo do Veeam Availability Suite™, com uma economia de até 60% ou mais.

 

br.png

 

A Veeam oferece edições diferentes do Veeam Backup Essentials – Standard, Enterprise e Enterprise Plus – e várias opções de licenciamento para fornecer a funcionalidade e flexibilidade necessária para os seus negócios.

 

 

Como o Veeam Backup & Replication é licenciado?

As licenças para o Veeam® Backup & Replication™ são adquiridas de forma perpétua com manutenção Basic ou Production, ou com uma licença por assinatura que inclui suporte Production contínuo.

As licenças perpétuas do Veeam Backup & Replication são licenciadas por soquete de CPU nos hosts com as máquinas virtuais (VMs) que passarão por backup, replicação, monitoramento ou geração de relatórios. É necessária uma licença para cada soquete de placa-mãe ocupado, conforme relatado pela API do hipervisor.

Licenças por assinatura do Veeam Backup & Replication são licenciadas por VM. Licenças por assinatura de um a cinco anos estão disponíveis, e os clientes podem escolher adquirir a assinatura inteira imediatamente ou pagar anualmente. Os modelos de VM são licenciados como VMs normais.

Observação: Os hosts de destino (para tarefas de replicação e migração) não precisam ser licenciados.