vCenter Server e opções de Licenciamento

Para quem não conhece, vCenter Server é um componente que permite aos administradores de ambientes virtuais, gerenciar e monitorar seu parque vSphere de uma maneira centralizada. Existem algumas versões de licenciamento de vCenter, o que gera muita confução e debates acerca de suas funcionalidades.

Existem basicamente 3 (Três) diferentes categorias de licenciamentos de vCenter Servers:

“Standard, Foundation, e Essentials.”

Licenças para vCenter Server para as versões “Standard” ou “Foundation” são vendidas separadamente. Nos famosos Kit Essentials, o vCenter é incluído por padrão.

É muito importante entender as diferenças entre as 3 opções de licenciamento e definir a melhor opção que satisfaça as necessidades de seu ambiente.

vCenter Server Licensing

vCenter Server Standard

vCenter Server Standard é a versão que contém todas as features disponíveis. Essa versão consegue gerenciar até 2.000 hosts vSphere ESXi contra apenas 4 hosts na versão Foundation.

A versão Standard também nos habilita automatizar tarefas chaves com o vRealize Orchestrator e permite configurarmos o Enhanced Linked Mode (ELM)vCenter Server High Availability (VCHA)vCenter Server File-Based Backup and Restore, e também a migração com vCenter Server Migration Tool.

Com o vCenter Server Standard, obtemos a melhor forma de gerenciamento de ambientes com inúmeros hosts vSphere ESXi, com necessidade de monitoramento, orquestração e provisionamento de máquinas virtuais. Essa opção de licenciamento é vendida separadamente.

vCenter Server Foundation

A versão vCenter Server Foundation é limitada em algumas funcionalidades quando comparada a outras versões, embora ainda forneça gerenciamento básico necessário para pequenos e médios ambientes vSphere. Também é vendida como uma licença separada e suporta apenas a gestão de até 4 hosts vSphere ESXi.

vCenter Server Foundation não possui integração o vRealize Orchestrator, vCenter Server High Availability (VCHA), vCenter Server File-Based Backup and Restore, e não suporta o Enhanced Linked Mode (ELM). Essa versão se adequa bem com ambientes onde há no máximo 4 hosts vSphere ESXi e que não requerem funcionalidades de Business Continuity.

vCenter Server Essentials

vSphere Essentials e Essentials Plus são kits desenhados para o mercado SMB e que estejam iniciando no mundo da virtualização. Esses kits incluem uma licença de vCenter Server for Essentials.

Ele também possui algums limites, como na versão Foundation, e consegue gerenciar até 3 hosts vSphere ESXi, com no máximo 2 CPUs físicas cada (Total 6 sockets).

Não há suporte para vMotion ou vSphere High Availability. A criação de Datacenters, clusters, etc. estão disponíveis mas migrações de máquinas entre hosts físicos requerem um “cold migration”.

A imagem abaixo faz uma representação visual das diferenças entre as opções de licenciamento do vCenter Server e suas features:


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 3 = 2