Renovação de SnS (Suporte e Subscrição)

Uma etapa que muito profissional de TI acaba esquecendo é a fase de renovação ou renewals. Sempre que adquirimos um software (vulgo licenciamento), geralmente ela acompanha um tempo de SnS (Suporte e Subscrição ou Support and Subscription) padrão de 1 ano. Na VMware e Veeam temos como exemplo, SnS para 1, 3 ou 5 anos.

No momento da compra, como citado acima, 1 ano é o padrão. Escolher um prazo maior acarreta sempre em descontos agressivos. Quanto maior o tempo de SnS, maior o desconto.

Mas a final, o que é Subscription? Uma Subscrição é o direito a atualizações dos produtos (versões de software principais, secundárias e de manutenção). Durante a vigência do contrato, caso a fabricante lance algum update, correção, nova versão do software, você tem todo e qualquer direito para efetuar o download e aplicá-lo.

o Suporte é o direto a abertura de chamados diretamente com as fabricantes. Esse suporte geralmente é prestado e dividido em duas modalidades: 

Basic e Production. O Basic tem cobertura 8×5 (atendimento do suporte apenas em horário comercial) e o Production tem cobertura 24×7 (atendimento em qualquer dia e horário).

Se o seu ambiente é chão de fábrica e exige uma atenção total, não pense 2 vezes! Parta para o Production. Nesse modelo, não há folga, feriado e férais para os engenheiros. Eles estarão de prontidão para lhe ajudar.

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