Recuperabilidade verificada com Veeam B&R usando SureBackup

A Veeam® faz dos testes de recuperabilidade de TODAS as suas máquinas virtuais uma realidade.
Com um processo totalmente automatizado, a ferramenta consegue analisar jobs de Backup e Réplicas, e reportando para os gestores e administradores a situação de cada instância.
Resultado de imagem para veeam surebackup
Todo mundo está ciente que o backup depende da recuperação. Mas os diretores de TI relatam que somente 5%* dos seus backups são testados.
Ou seja, o risco de falhas na hora de recuperar a informação é muito alto, e ninguém quer encará-los em momentos críticos quando a luz vermelha acende no Datacenter.

 O Veeam Backup & Replication™ garante a recuperação de todos os arquivos, aplicações ou servidores virtuais, todas as vezes, ao executar tarefas automáticas de verificação de recuperação.

Com SureBackup e SureReplica, não há necessidade de se preocupar com recuperabilidade, porque tudo é testado!

 

Como o SureBackup funciona

Para realizá-lo, o Veeam Backup & Replication usará o arquivo de imagem do backup já armazenado no repositório, ou seja, após a execução do job de backup. Durante a verificação da recuperação,  o Veeam Backup & Replication realiza as seguintes ações:

  • Publicação das VMs a partir de um Application Group em um ambiente totalmente isolado por uma bolha chamada Virtual Lab. As VMs são iniciadas diretamente dos arquivos de backup armazenadas no repositório, que será apresentada ao ambiente Virtual como um Datastore NFS, utilizando a tecnologia Veeam vPower NFS Service.
  • Veeam Backup & Replication realiza um número de testes com as VMs do Application Group, checando: heartbeat test, ping tests e application tests.
  • Caso o SureBackup job esteja configurado para validar os arquivos de backup, o Veeam Backup & Replication realiza testes de CRC. O arquivo de backup é validado após todos os testes anteriores estarem completos.
  • Após o processo de validação encerrar, o Veeam remove as VMs publicadas anteriormente e cria um reporte contento inúmeras informações de status, que será enviado posteriormente para o administrador via email.

 

Schema - How Veeam SureBackup automatically verifies the recoverability of every VM backup

 

Durante a verificação, a imagem de backup da VM permanece em estado Read-Only. Quaisquer alterações serão escritas em arquivos auxiliares chamados redo logs, que são armazenados no datastore de produção. Quando o processo finalizar, os redo logs são removidos automaticamente.

Alguns passos básicos para realizar o processo de recovery:

  1. Application group. Durante o processo, a VM que será testada precisa inicializar com um Grupo de VMs ao qual ela é dependente. O Application Group habilita todas as fu ncionalidades das plicações rodando na VM e permite que você possa simular o ambiente de produção.
  2. Virtual lab. O Virtual Lab é um ambiente virtual isolado, chamado de bolha, onde as VMs do Application Group serão inicializadas e testadas.
  3. SureBackup job. O job SureBackup é uma tarefa que visa realizar o processo de verificação da recuperabilidade. Você pode rudá-lo manualmente ou agendá-lo

Essas funcionalidades de verificações de recuperabilidades são encontradas nas versões Enterprise e Enterprise Plus do Veeam.

Referências:

Getting Started with Veeam SureBackup Jobs

SureBackup: Step-by-Step