Projetos de backup Veeam. Como a Plattano pode te ajudar

Como parceira Veeam Propartner e VCSP, participamos de inúmeros projetos de implantação com os produtos da fabricante.

Listamos nesse post, os principais produtos e soluções desenvolvidas pela Plattano em parceria com a Veeam, para atender às demandas de nossos clientes. Vamos lá…

 

Implementação de ambientes

 

A Plattano possui profissionais certificados pela Fabricante à nivel de engenharia (Certificação VMCE em último nível), o que nos permite implementar utilizando as melhores práticas propostas. Oferecemos:

 

  • Instalação do sistema Veeam Backup no modelo tradicional ou  Rental*, visando proteção total de servidores virtuais em Vmware e/ou hyper-v, Servidores físicos e Estações de usuários;
  • Planejamento de unificação de todos os ambientes Veeam do cliente, tanto na matriz quanto em escritório remotos, com o Veeam Enterprise Manager;
  • Monitoramento integral da ferramenta e suas funcionalidades por nossa equipe;
  • Suporte prestado pela Plattano (Atualizações, gestão, resolução de problemas).

 

No modelo acima, será desenvolvido um ambiente centralizado. Cada escritório remoto e escritório central possuirão ambientes de backup independentes, porém centralizados através do Veeam Enterprise Manager, facilitando o licenciamento, reportes, gestão e monitoramento por nossas equipes.

 

 

O que proteger?

 

  • Proteção de máquinas virtuais Vmware/Hyper-v;
  • Backup em nível de arquivo ou imagem (bare-metal) de servidores físicos Linux ou Windows;
  • Backup em nível de arquivo ou imagem (bare-metal) para estações, desktops e laptops de usuários finais;
  • Proteção para caixa de e-mail no Office 365;

 

O diagrama abaixo detalha os principais escopos da ferramenta e o que ela pode proteger:

 

Protegendo workloads físicos, garantimos a total recuperabilidade dos mesmos, usando a proteção bare-metal. Caso ocorra algum problema, usando o Veeam Agent para ambiente físico, é possível recuperar o estado da máquina conforme o último ponto de recuperação no backup Veeam.

 

Granularidade:

 

O Veeam pode realizar backup granular de alguns objetos e aplicações, ou seja, não há necessidade de se recuperar toda a máquina virtual para recuperar a informação. Os principais backups granulares são descritos abaixo:

 

  • Active Directory;
  • Microsoft SQL;
  • Arquivos internos da máquina virtual ou física;
  • Sharepoint;
  • Office 365;
  • OneDrive;

Resultado de imagem para veeam backup

 

Velocidade:

 

Garantimos a recuperação de dados em velocidade máxima. A Veeam possui um recurso chamado Instant VM Recovery, que ajuda a manter a disponibilidade do sistema quando você mais precisa. Em vez de fazer os usuários esperarem por horas, a Recuperação instantânea de VM imediatamente restaura em 5 minutos, uma VM de volta ao seu ambiente de produção ao executá-la diretamente a partir do arquivo de backup para:

  • Manter baixos tempos de recuperação (RTOs);
  • Minimizar interrupções;
  • Minimizar períodos de inatividade do sistema de VMs cruciais de produção;

Resultado de imagem para veeam instant vm recovery

 

Facilidade de  Uso:

 

A ferramenta Veeam é fácil de gerenciar, monitorar e operar. Tenha uma real visibilidade de seu ambiente como um todo. Entenda exatamente o que está acontecendo com seu cenário:

  • Restaure VMs e arquivos com apenas alguns cliques;
  • Receba reportes diários com o status dos Jobs executados.

 

Resultado de imagem para veeam restore

 

Criações de Jobs de backup e replicação são procedimentos fáceis de se fazerem. Com poucos cliques, você já cria uma rotina de proteção, fácil de entender, analisar e executar.

 

Resultado de imagem para veeam new job

 

 

Backup para Office 365

Proteger dados locais é algo óbvio. Então, por que tantas organizações se esquecem de proteger seus dados na nuvem?

Resultado de imagem para veeam office 365

 

A Microsoft oferece uma ampla gama de serviços avançados no Office 365 – mas isso não inclui um backup amplo dos seus dados.

O Veeam Backup para Microsoft Office 365 elimina o risco de perda de acesso e controle dos seus dados do Office 365, para que seus dados estejam sempre hiperdisponíveis e protegidos.

O Microsoft Office 365 possibilita que sua corporação funcione em qualquer lugar, a qualquer hora, sem necessidade de hospedar sua própria infraestrutura de e-mail. Muito embora a Microsoft hospede a infraestrutura, isso não retira de você a responsabilidade de manter um backup dos seus dados essenciais do Office 365.

 

Resultado de imagem para veeam office 365

 

 

Mesmo com o Office 365, ainda são os seus dados – você tem controle sobre eles – e é sua responsabilidade protegê-los.

O Veeam Backup para Microsoft Office 365 oferece o poder de fazer backups seguros do Office 365 e:

  • Proteger seus dados do Office 365 de exclusão acidental, ameaças de segurança e lacunas na política de retenção
  • Restaurar rapidamente itens individuais do Office 365 com uma flexibilidade de recuperação líder do setor
  • Atender a requisitos legais e de conformidade com uma eDiscovery eficiente de arquivos de backup do Office 365

 

Proteção para Hosts Físicos com Veeam Agent

Disponibilidade para cargas de trabalho físicas e na nuvem pública

 

Devido a vários fatores, incluindo configurações complexas de hardware e requisitos de conformidade normativa, alguns servidores físicos e estações de trabalho não podem ser virtualizados. Ocorrências corriqueiras como lapsos de conectividade, falhas de hardware, arquivos corrompidos – até ransomware ou roubo – podem deixar os dados de uma organização em risco.

 

Resultado de imagem para veeam agent

Faça backup de estações de trabalho e servidores baseados em Windows com facilidade.

 

O NOVO Veeam® Agent para Microsoft Windows, um componente fundamental do Veeam Availability Platform, resolve esses problemas ao fechar a brecha que algumas corporações enfrentam em grandes ambientes de múltiplas nuvens ou heterogeneo e capacita a mobilidade das cargas de trabalho ao fornecer Disponibilidade para estações de trabalho, servidores físicos e instâncias de nuvem baseados em Windows.

 

Com o Veeam Agent, o backup é configurado com as seguintes propriedades:

 

  • Driver de rastreamento de blocos alterados (CBT)1NOVO: Otimize o desempenho de backup e diminua os RTOs para cargas de trabalho de servidores baseados em Windows
  • Backup completo ativoNOVO: Diminua o risco e garanta a continuidade do ciclo de backup, ao agendar backups completos ativos periódicos
  • Backups completos sintéticosNOVO: Elimine a necessidade de backups completos periódicos de Windows criando backups permanentemente incrementais para economizar tempo e storage.
  • Processamento com percepção de aplicações1NOVO: Crie backups consistentes com aplicações com processamento avançado com percepção de aplicações (incluindo truncamento dos logs de transações)
  • Agendamento e retenção específicos por servidor1NOVO: Opções avançadas de agendamento e lógica de retenção baseada no servidor para proteger as aplicações mais críticas, incluindo Microsoft Active Directory, Exchange, SharePoint, SQL Server, Oracle e servidores de arquivos.

 

A recuperação é realizada dessa forma:

 

  • Recuperação de itens de aplicação2NOVO: Utilize os Veeam Explorers para Microsoft Active Directory, Exchange, SharePoint, SQL Server Oracle para restaurar itens de aplicação diretamente dos arquivos de backup
  • Recuperação instantânea da VM Microsoft Hyper-V2NOVO: Restaure os serviços rapidamente para os usuários iniciando a VM diretamente do arquivo de backup do agente
  • Indexação e pesquisa de arquivos1,2NOVO: Um catálogo de arquivos permite a pesquisa sem esforço de arquivos individuais para que você possa encontrar e restaurar um arquivo sem saber sua localização exata no momento em que foi excluído.
  • Integração com o Veeam Backup & Replication: Aproveite todas as vantagens dos repositórios de backup da Veeam como locais de destino para suas tarefas de backup do Veeam Agent for Microsoft Windows
  • Backup de log de transações para bancos de dados1NOVO: Tenha baixos RPOs para bancos de dados Microsoft SQL Server e Oracle