8 de julho de 2018 22:22 by Plattano Technologies Veeam 0

Métodos de Backup com Veeam

Nesse post, procuramos com a ajuda da documentação da própria fabricante, tentar explicar um assunto que gera muita dúvida e discussão na hora de implementações de ambientes e jobs para backup com Veeam B&R: a grande quantidade de métodos para criação de nossos jobs.

Tentaremos explicar e detalhar os principais:

 

Forever Forward Incremental Backup

Esse método cria uma cadeia de backup que consiste na geração de um primeiro Full Backup File (VBK) e um conjunto de pontos incrementais (VIB).

Veeam Backup & Replication cria uma cadeia forever forward incremental backup da seguinte forma:

  1. Durante a primeira sessão de um job, Veeam Backup & Replication cria um Full Backup File no repositório;
  2. Durante as execuções subsequentes, Veeam Backup & Replication efetua a cópia apenas dos data blocks da VM que tenham sido alterados desde a última execução (full ou incremental) e salva esses blocos como arquivos de backup incrementais na cadeia;
  3. Após a adição de um novo ponto de restauração, Veeam Backup & Replication avalia a política de retenção para o job. Se o Veeam Backup & Replication detectar um ponto de restauração expirado, ele transforma a cadeia de backup, conforme imagens abaixo:

 

Forever Forward Incremental Backup

 

User-added image

 

Para ativar o método forever forward incremental, você precisa selecionar as seguintes opções para seu job:

  1. Selecionar the Incremental backup mode.
  2. Não habilitar o synthetic full backups ou o active full backup. Se habilitados, Veeam Backup & Replication irá gerar um forward incremental backup chain.

Forever Forward Incremental Backup

 

 

 

Forward Incremental Backup

Esse método cria uma cadeia de backup que consiste nem um primeiro Full Backup File (VBK) e um conjunto de arquivos Forward Incremental Backup  (VIB). Adicionalmente, esse método contém Synthetic Fulls ou Active Fulls que dividem a cadeia em séries curtas.

O Veeam Backup & Replication cria essa cadeia através dos seguintes passos:

  1. Durante a primeira execução, Veeam Backup & Replication cria um arquivo Full;
  2. Durante as próximas execuções,  Veeam Backup & Replication copia apenas os blocos de dados alterados desde o backup Full ou incremental anterior e salva esses blocos em um novo arquivo de backup incremental na cadeia de backup;
  3. No dia em que for executado o Synthetic Full ou Active Full backup, o Veeam Backup & Replication criará um arquivo para seu Full Backup e adicionará o mesmo à cadeia de backup. Pontos de restaurações incrementais produzidos após esse novo Full usarão-o como novo ponto inicial para recuperação;
  4. Após adicionar esse novo restore point à cadeia, Veeam Backup & Replication checa a política de retenção para o job. Se Veeam Backup & Replication detectar um restore point expirado, ele tentará removê-lo da cadeia. 

Forward Incremental Backup

User-added image

User-added image

 

O método Forward Incremental Backup com synthetic full backup habilitado é o método default para criação de cadeias de backup. Para usar o método forward incremental backup, você pode deixar as configurações default ou selecionar as seguintes opções nas configurações do job:

  1. Selecione o Modo Incremental;
  2. Habilite synthetic full backups e/ou active full backups. Se o synthetic full backup e/ou active full backups não estão habilitados, Veeam Backup & Replication irá produzir um forever forward incremental backup chain.

Forward Incremental Backup

 

 

Reverse Incremental Backup

Esse método produz uma cadeia que consiste no método reverso, como seu nome já informa, produzindo sempre um ponto Full (VBK) como mais atual:

Veeam Backup & Replication cria reverse incremental backup da seguinte forma:

  1. Durante a primeira sessão de execução do Job, Veeam Backup & Replication cria um arquivo Full;
  2. Subsequentemente, Veeam Backup & Replication copia apenas os blocos de dados das VMs que foram alterados desde a última execução, injetando em seguida, a cópia desses dados dentro do arquivo de backup Full, reconstruindo-o para o mais recente ponto de atualização da VM. Adicionalmente, Veeam Backup & Replication cria um arquivo Reverse Incremental que contém os dados de blocos que são substituídos quando o arquivo de backup Full é reconstruido, e adiciona esse arquivo reverso antes do Full na cadeia de backups.
  3. Após adicionar o novo ponto de restauração na cadeia, Veeam Backup & Replication analisa e checará a política de retenção para o job. Se o Veeam Backup & Replication detectar algum ponto expirado, ele remove esse ponto da cadeia. 

Como resultado, o mais recente ponto na cadeia é sempre um backup Full.

Esse método permite que você restaure imediatamente o mais recente ponto ou estado da VM sem processamento extra.

Reverse Incremental Backup

Para usar esse método, siga as configurações abaixo:

Reverse Incremental Backup

 

 

Active Full Backup

Em alguns casos, precisamos regularmente criar backups Fulls. Por exemplo: Sua política empresarial requer que você crie um backup full nos finais de semana e incrementais nos demais dias. Para auxiliá-lo, Veeam Backup & Replication permite que você crie active full backups.

O active full produz backup full de uma VM, como se você estivesse rodado o job pela primeira vez. Veeam Backup & Replication recebe os dados de toda a VM a partir da origem, comprimindo e deduplicando-a, armazenando em um arquivo Full (VBK).

O active full backup reinicia a cadeia. Todos os arquivos incrementais usam o último arquivo active full como novo ponto de início. Arquivos Fulls anteriores continuam em disco até que eles sejam automaticamente deletados conforme política do job.

Active Full Backup

User-added image

Você pode criar active full backups manualmente ou agendá-los periodicamente.

  • Para criar um active full backup manualmente, use o comando Active Full a partir do atalho do meno para o job correspondente.
  • Para agendar um active full backups, especifique as informações nas configurações Avançadas do job. É permitido agendar semanalmente, por exemplo, todos os Sábados, ou mensalmente, como exemplo, todo quarto Domingo de cada mês.

Active Full Backup

 

 

Synthetic Full Backup

Para criar backups nesse método, o Veeam Backup & Replication realiza os seguintes passos:

  1. No dia que o synthetic full backup é agendado, o Veeam dispara uma nova sessão do job. Durante essa execução, o Veeam realiza a primeiro backup incremental e adiciona um novo arquivo incremental à cadeia do backup.

How Synthetic Full Backup Works

  1. No final da execução, o Veeam Data Mover constrói no repositório, um novo backup Full Sintético, usando os arquivos de backup já disponíveis na cadeia, incluindo o novo recém criado.

How Synthetic Full Backup Works

 

  1. Quando o synthetic full backup é criado, o Veeam Data Mover no repositório irá deletar os arquivos incrementais criados no início da sessão do job. Como resultado, teremos uma cadeia que consiste de um arquivo Full, seguido de um conjunto de arquivos incrementais e um arquivo sintético.

How Synthetic Full Backup Works

  1. A cada nova sessão, cria-se um ponto de restore incremental iniciando a partir do sintético até o dia em que o sintético full é agendado. Nesse dia, Veeam Backup & Replication criará um novo synthetic full backup.

User-added image

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *