Adicionando um Service Provider para seu Veeam

Nesse post, mostraremos o quão fácil é configurar um Service Provider Veeam para utilização de Backup como Serviço (BaaS). Após a configuração, será apresentado um repositório remoto em nuvem com o espaço contratado para seu armazenamento.

Existem vários players no mercado, todos eles pertencem ao seleto grupo VCSP (Veeam Cloud Service Provider). Para encontrá-los, você pode utilizar o próprio console do Veeam no menu “Service Providers“, na opção “Find Service Provider“.

Clicando no “Find Service Provider” será aberta uma página da própria Veeam com os parceiros certificados. Entre em contato com o seu fornecedor preferido para design e projeto de seu ambiente de backup:

Vamos agora clicar na opção com o botão direito e acessar o menu suspenso “Add Service Provider“, conforme imagem do post:

Insira as configurações de seu SP e uma descrição. Geralmente as portas são padronizadas (6180):

O SP escolhido, após firmar seu contrato, informará um usuário e senha para acesso à sua conta. Adicione as credenciais e selecione-a na opção “Credentials“:

Após aplicar as credenciais, será listado seu repositório e o espaço contratado. Valide se usará ou não WAN Acceleration (assunto para outro post):

Avance e aguarde alguns instantes para conclusão do cadastro do SP em seu Veeam local:

Dentro de alguns instantes, seu Service Provider estará pronto para uso. No próximo post falaremos como configurar o repositório remoto, e também como criar os Jobs para seu BaaS ficar redondo, seguindo a regra 3-2-1 e boas práticas da Veeam.

Obrigado

Giovanni Mantelli

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *